A formação de professores de Educação Física requer uma ampla e sólida competência teórica, prática e sócio-política, comprometida com o processo de humanização e constructo de cidadania, com atuação desse profissional de forma crítica e criativa, consciente de seu papel como participante transformador da realidade da educação brasileira. Pautados nesse entendimento, temos como objetivos do curso:

Geral

Formar professores de Educação Física capacitados teórica, técnica e politicamente, para atuação junto à sociedade no que tange à educação e à produção do conhecimento nas áreas das práticas de cultura corporal, cultura do movimento e corporeidade, por meio de uma postura crítico-construtiva comprometida com o processo de transformação social, guardando os princípios de justiça social, solidariedade, igualdade e humanidade, sendo capaz de:

  • Reconhecer a escola como um local de socialização de conhecimento historicamente construído e sistematizado, de pesquisa e de projetos de extensão, utilizando-se desse espaço para o projeto de uma sociedade justa, livre e de uma nação democrática e soberana colaborando para a formação do cidadão crítico-criativo;
  • Identificar as concepções de corpo que estão presentes nas relações sociais do homem moderno, que de forma direta ou indireta, interferem nas relações humanas na sociedade contemporânea;
  • Efetuar uma leitura crítica das práticas corporais próprias da realidade brasileira e amazônica, na busca da identificação de valores, crenças, normas de comportamentos e ideologias que se traduzem em técnicas corporais, num processo de superação do senso comum, com vista à constituição do conhecimento que oriente uma práxis pedagógica da Educação Física engajada histórica e socialmente.

Específicos

  • Reconhecer a Educação Física enquanto disciplina curricular preocupada em desenvolver conhecimento em temas que versem sobre jogos, esportes, ginásticas, danças, lutas e práticas corporais de lazer;
  • Elaborar propostas em Educação Física que respeitem as possibilidades corporais de seus participantes, tendo como meta o corpo possível e não o corpo perfeito;
  • Discutir, analisar e elaborar princípios de inter e transdisciplinaridade em Educação Física, bem como facilitar a participação da disciplina Educação Física em projetos inter e transdisciplinares, tanto no âmbito escolar como em projetos de políticas públicas e em espaços não-escolares;
  • Planejar, executar e avaliar, de forma coerente e respeitando o desenvolvimento dos alunos, o conhecimento afeto à área da Educação Física, segundo as diversas formas e concepções pedagógicas;
  • Analisar a realidade social e nela atuar como agente de transformação no âmbito dos estados atuais e emergentes da cultura corporal, balizados por valores éticos e sociais, próprios de uma sociedade plural e democrática;
  • Assessorar, discutir e operacionalizar políticas públicas e institucionais e de inserir-se em equipes multidisciplinares nos campos da saúde, educação e cultura;
  • Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e áreas afins, que contribuam para a socialização de conhecimentos e que dominem os recursos tecnológicos para ampliar e diversificar as formas de intervenção profissional;
  • Desenvolver projetos e programas comunitários que incentivem a prática de atividades físicas e a adoção de estilos de vida fisicamente ativos, para todos os grupos sociais.

Faça o download dos Objetivos do Curso Download