Projeto Político Pedagógico

 ESTÁGIO SUPERVISIONADO

A proposta de realização dos Estágios Supervisionados tem a finalidade de articulação entre teoria e prática, propiciando ao/à estudante o encontro das situações reais do cotidiano escolar ainda enquanto discente do curso de graduação.

O processo de desenvolvimento do estágio será constituído das seguintes modalidades:

  1. Estágio de Observação: destinado à tomada de contato com a realidade, possibilitando a realização de um mapeamento deste universo, devendo o/a discente estagiário/a, nesta modalidade, perceber e sentir o espaço a ser trabalhado como um todo, especialmente o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem;
  2. Estágio de Participação: aquele que permite ao/à estudante estagiário/a tomar parte em atividades educacionais, isto é, colaborar, na medida do possível, com os profissionais em exercício;
  3. Estágio de Regência: aquele que proporciona a continuidade aos discentes estagiários de ministrar aulas de qualquer atividade educacional, sob a orientação técnica e pedagógica do orientador ou supervisor de estágios e com autorização do/a professor/a que permitir esta modalidade em suas aulas.

Cada estágio terá 24 horas de sua carga horária em sala de aula. Estas horas serão voltadas a discussões, problematizações, socializações e afins provenientes das experiências vividas nas diferentes modalidades destes.

A coordenação de Estágio tem como competências prioritárias os seguintes objetivos:

  1. Coordenar as atividades inerentes ao desenvolvimento do estágio profissionalizante;
  2. Articular as relações entre os/as professores/as orientadores/as de estágio e os discentes;
  3. Avaliar constantemente as condições de exeqüibilidade do estágio;
  4. Criar novos campos de estágio por meio do estabelecimento de convênios;
  5. Realizar a análise e registro dos documentos para aproveitamento das habilidades e competências extra-curriculares.

Esta estratégia de realização dos Estágios pode ser vivenciada em várias situações reais: escolas, clubes de iniciação esportiva e de atividades motoras, associações que trabalham o ato educativo com pessoas portadoras de deficiências, projetos comunitários e de lazer desenvolvidos pelo poder público.

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