A Universidade Federal do Pará entende que a monografia de conclusão de curso é um elemento a mais para a qualificação do discente, razão pela qual estipula sua realização como requisito indispensável para a integralização curricular.

De acordo com o art. 92 da resolução no 3633/2008 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), que regulamenta o ensino de graduação na Universidade Federal do Pará (UFPA), o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade curricular obrigatória, componente do projeto pedagógico do curso, com o fim de sistematizar o conhecimento de natureza científica, artística ou tecnológica, por meio de estudo de um determinado tema.

A elaboração do TCC e sua defesa serão regidas, em seus aspectos gerais, pelos artigos 92 a 96 do referido regulamento da graduação da UFPA.

A avaliação da Monografia será atribuída na disciplina TCC II, no oitavo semestre, e ocorrerá mediante apresentação formal do trabalho perante uma banca examinadora composta por três professores(as), sendo um deles, obrigatoriamente, o orientador, que deve ser lotado no ICED, com atividades docentes voltadas à FEF e que tenha ministrado disciplina(s) para a turma em questão. A composição do restante da banca será normatizada por resolução emitida pelo Conselho da FEF.

Em relação à carga horária, o TCC apresenta um total de cento e dezenove horas (119), assim distribuídas:

  • no sétimo semestre, com a disciplina TCC I, com cinquenta e uma horas (51);
  • no oitavo semestre, com a disciplina TCC II, com sessenta e oito horas (68).

O processo de elaboração do TCC ocorrerá ao longo do Curso com a estrutura abaixo:

No primeiro e segundo semestres, como requisito parcial para aprovação nas disciplinas Estudos Filosóficos em Educação Física, Estudos Antropológicos em Educação Física e Estudos do Lazer, o discente deverá apresentar a temática e a justificativa de um futuro Projeto de Pesquisa que envolva a sua curiosidade e observação sobre um aspecto de ação pedagógica que integra o curso de Educação Física. Este processo deverá ser orientado por professores das disciplinas que compõem o primeiro ano do Curso.

No terceiro semestre, como requisito parcial para aprovação na Disciplina Estudos Sociológicos em Educação Física e Introdução à pesquisa o discente deverá apresentar um pré-Projeto de Pesquisa que envolva a sua curiosidade e observação sobre um aspecto de ação pedagógica que integra o curso de Educação Física. Este processo deverá ser orientado pelos/as professores/as das referidas disciplinas e pelos/as professores/as das demais disciplinas que compõem os três primeiros semestres do Curso.

No quarto semestre, a intenção de desenvolver uma investigação deve evoluir ancorada, basicamente, nas aulas de Pesquisa Científica em Educação Física e Didática e Formação Docente em Educação Física, com o objetivo de estabelecer os parâmetros da elaboração de um Projeto de Pesquisa. A condução será feita pelos/as professores/as das respectivas disciplinas, seguindo as regras contidas dentro das normas de trabalho científico. A evolução do Projeto de Pesquisa deve contar com o apoio do corpo docente do Curso.

No quinto e sexto semestres, os articuladores do trabalho científico serão os/as professores/as responsáveis pelas disciplinas de Estágio Supervisionado, Metodologia da Pesquisa Científica em Educação Física II e Metodologia do Ensino da Educação Física. O estudante irá demonstrar, por meio da elaboração da primeira parte da monografia, a ampliação dos conhecimentos adquiridos em todas as áreas da formação profissional, sob orientação dos professores do curso.

No sétimo e oitavo semestres, o discente deverá demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo do Curso, orientado pelos/as diversos/as professores/as do curso e da disciplina TCC I e II, e que deverão concretizar o Trabalho de Conclusão de Curso.

Ao final do sexto e do sétimo semestres, será realizado o “Seminário Anual de Pesquisa do Curso de Educação Física da FEF/ICED”, de tal forma que cada discente, ao longo da elaboração de seu TCC, participe de dois Seminários, antecedendo a defesa do TCC em si. Esse evento tem o objetivo de comunicar à comunidade acadêmica os trabalhos desenvolvidos na Faculdade, abrindo um canal de discussão construtiva entre profissionais, acadêmicos/as, professores/as e pesquisadores/as. Os seminários terão vínculo direto com os grupos de pesquisa e/ou extensão da FEF.

As atividades e estrutura dos seminários serão definidas pela FEF em resolução própria, a ser oportunamente criada.

A Faculdade de Educação Física do ICED terá como compromisso incrementar a qualidade da construção dos trabalhos de conclusão de curso, bem como, estimular a divulgação de seus resultados em periódicos e eventos científicos locais, nacionais e/ou internacionais.

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