História

O Curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação Física (FEF) do Instituto de Ciências da Educação (ICED), foi criado em 2006, e, em sua origem, possuía o Núcleo Docente Estruturante (NDE) formado por seis (06) professores de Educação Física. Com efeito, tais docentes também estão na origem do primeiro Curso de Licenciatura da UFPA, que teve como sede o município de Castanhal em 2000, ali permanecendo até o ano de 2005, quando, a partir de avaliações ocorridas ao longo do curso, identificou-se que os discentes ingressantes eram, em sua maioria, oriundos de Belém e que, como egressos, retornavam ao seu município de origem, deixando, assim, o município sede e adjacências com uma demanda reprimida. Tal constatação levou o grupo de docentes lotados em Belém a criarem um novo Curso de Licenciatura em Educação Física, no referido município. Hoje, o Curso de Licenciatura em Educação Física da FEF é composto por dez (10) docentes, sendo três (03) Doutores, cinco (05) Doutorandos, e dois (02) Mestres. Com a realização do Concurso Público para provimento do cargo de Professor Adjunto, Edital 91/2015, o corpo docente será ampliado com dois novos doutores, a serem contratados em janeiro de 2016, qualificando mais ainda o Curso.

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) é construído respeitando a Resolução CNE/CP1 de 18 de fevereiro de 2002, que institui as “Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de Professores de Educação Básica. Destarte, o PPC é norteado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, que estabelece, no seu artigo 26, § 3o, que a Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da Educação Básica. Observando essa disposição da Lei, defendemos que a Educação Física no currículo da escola objetiva superar a lógica da aptidão física e do rendimento, com o professor de Educação Física, historicamente isolado dos demais profissionais da educação, agora, nessa perspectiva, entendendo sua práxis interligada e interagindo no contexto do currículo escolar, objetivando a excelência do desenvolvimento de cada aluno, considerando as particularidades destes. 

Por seu lado, o Parecer 058/2004, que fundamenta as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Educação Física, traz importantes argumentos para subsidiar a construção do PPP da FEF/ICED/UFPA, argumentos pautados no reconhecimento de que são inequívocas a autonomia e a flexibilidade preconizadas pela Lei de Diretrizes em Bases da Educação Nacional (Lei n. 9394/96). Ainda nesse sentido, o Art. 14 da Resolução 01/2002/CNE/CP, que é o principal instrumento para a Formação de Professores, ratifica tal investida ao defender que nas Diretrizes é enfatizada a flexibilidade necessária, de modo que cada instituição formadora construa projetos inovadores e próprios, integrando os eixos articuladores nelas mencionados.

Norteada por essa construção, a FEF adota para o Curso de Graduação em Educação Física - Licenciatura, um perfil de caráter ampliado em Educação Física, possuidor de uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, alicerçada sobre princípios éticos, políticos e pedagógicos, bem como sobre o rigor científico. Deste modo, acreditamos que a FEF proporcionará aos seus egressos uma formação cuja intervenção profissional será qualificada para o mundo do trabalho por meio do exercício de atividades profissionais em diversos ambientes educacionais da Educação Física, tendo como base a atividade docente expressa no trabalho pedagógico, este, mediado pelo objeto da própria Educação Física, ou seja, as práticas corporais, esportivas, de lazer, gímnicas, de lutas, de danças, de jogos e as voltadas à qualidade de vida, entre outras. Justo por ter um caráter ampliado, compreendemos que, independente do campo de trabalho, o professor de Educação Física tem na ação pedagógica 

[...] a base da formação acadêmica e do trabalho. Isso nos aponta a necessidade de considerarmos o princípio de estruturação do conhecimento científico no currículo (TAFFAREL; SANTOS JUNIOR, 2005, p. 127). 

Por fim, entendemos que tal nível de formação deve garantir aos educandos uma sólida formação teórico-prática, de base interdisciplinar e transdisciplinar, onde a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão estejam presentes e voltadas à sociedade como um todo, não ficando o produto do conhecimento preso entre os muros da UFPA, com a finalidade de, ao final do curso, nossos egressos compreenderem o seu campo de intervenção em suas múltiplas inter-relações com o mundo do trabalho para, a partir daí, consolidar em uma formação continuada o domínio da especificidade dos diversos campos de atuação da área.

Características Gerais Do Curso

Nome do Curso: Educação Física - Licenciatura

Forma de ingresso: Processo Seletivo- vestibular e ENEM, com entrada anual, no segundo período do primeiro semestre letivo. 

Carga horária: 3.107 (três mil cento e sete horas)

Regime Acadêmico: Seriado semestral

Modalidade de oferta: Presencial (Segundo o Art. 9o, do Regulamento do Ensino de Graduação da UFPA, as atividades serão desenvolvidas concomitantemente, em horários distintos, ao longo do período letivo).

Número de vagas ofertadas por turma: 46 vagas 

Formas de oferta das disciplinas: Paralela

Título conferido: Licenciado em Educação Física

Turnos de funcionamento: Diurno (matutino e vespertino- alternando-os a cada ano)

Local de oferta: Cidade Universitária José da Silveira Netto

Duração: mínimo de 8 semestres e máximo de 12 semestres.

Períodos letivos: segundo e quarto (extensivos).

Campo de Atuação do egresso: atuará na docência na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), nos espaços não-escolares (academias, clubes, centros populares, hospitais) bem como em espaços de gestão do esporte e lazer.

Atos normativos do curso: Resolução CONSEPE no 2664, de 16/09/1999, publicada em 16/09/1999; Portaria de Reconhecimento do MEC: aguardando a portaria do MEC. O Curso foi avaliado pela Comissão do MEC, que visitou a Faculdade no período de 21/11/2010 a 24/11/2010, obtendo como resultado da avaliação, considerando os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente, nas diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES e no instrumento de avaliação utilizado, o Curso de Licenciatura em Educação Física da UFPA apresentou um perfil bom de qualidade, CONCEITO FINAL 4.

 

Avaliação externa: Último ENADE: 2007.